bacharel
1. OBJETIVOS
Determinar a resistência interna da Pilha com isso determinar o quanto aquela pilha pode ser usada.
2. MATERIAL NECESSÁRIO
2.1 Pilha 2.2 Voltímetros 2.3 Potenciômetro 2.3 Projeto completo
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Gerador de corrente contínua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica ou energia elétrica em mecânica (motor).
A energia elétrica utilizada hoje em dia na distribuição e transporte da mesma é a corrente alternada, porém os motores de corrente contínua têm tradicionalmente grandes aplicações nas indústrias sendo que, são eles que permitem variação de velocidade como de uma esteira ou de um comboio por exemplo. Atualmente componentes eletrônicos de tensão alternada já são capazes de controlar a velocidade do motor assíncrono facilmente e pelo seu menor custo e recursos de aplicação estão substituindo os motores de corrente contínua na maior parte das aplicações.
O termo "gerador elétrico" se reserva apenas para as máquinas que convertem a energia mecânica em elétrica. Conforme as características da corrente elétrica que produzem, os geradores podem ser de corrente contínua (dínamos) e alternada (alternadores).
Além disso, quando se trata de um gerador de corrente continua, os mesmos princípios que formam a base de operação de máquina de corrente alternada e de corrente continuam são governadas pelas mesmas leis fundamentais. Desta forma no cálculo do torque desenvolvido por um dispositivo eletromecânico se aplica tanto para geradores CA, quanto para CC. À única diferença entre ambos são os detalhes de construção mecânica, isto também se aplica para força eletromotriz no rotor.
Portanto as maquinas CA não são fundamentalmente diferentes das CC, ou seja, diferem somente em detalhes construtivos. Logo para que um gerador seja CC é necessário que haja uma força eletromotriz para assim produzir um campo magnético e em seguida gerar uma corrente que ao passar pelo anel comutador