bacharel
2 - REVISÃO LITERÁRIA
Pupo (2002) desenvolveu um projeto com o objetivo de desenvolver uma interface para supervisionar um CLP via Web, visando à presença da tecnologia no cotidiano fabril e a praticidade a ser colocada em prática, com a ajuda do possível acesso remoto aos equipamentos que temos hoje em dia.
Chesini (2005) deu entrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), solicitando patente do projeto Equipamento Aplicador Automático de Protetor Solar e Bronzeador, conforme figura 2.1. O equipamento foi desenvolvido para aplicação de protetores solares sobre a superfície do corpo das pessoas de forma automática.
Figura 2.1 – Patente Registrada no INPI
O estudo de Vasos de Pressão tem recebido atenção de vários autores. Equipamento fundamental nos processos industriais, que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.
A NR13 (2006) foi publicada pelo Ministério do Trabalho a fim de cuidar especificamente dos vasos de pressão e Caldeiras, onde o mesmo descreve os requisitos e definição de períodos mínimos para inspeções externa, interna e teste hidrostático em vasos de pressão e caldeiras, que são verificados pelos fiscais do Ministério do Trabalho em suas fiscalizações rotineiras, sendo assim mandatório o cumprimento de todos os seus itens. Está dividida em duas partes distintas e mais quatro anexos; a primeira parte trata exclusivamente de Caldeiras, enquanto que a segunda trata de Vasos de Pressão.
Taniguchi (2008) desenvolveu estudo de vasos de pressão, analisando os aspectos relacionados à otimização estrutural, a partir do estudo detalhado dos procedimentos de cálculos analíticos, utilizando o método análise de rede (netting analysis), juntamente com procedimentos baseados em análise numérica pelo método dos Elementos Finitos. Foram considerados cilindros