Bacharel
Energia, Sociedade e Desenvolvimento
Aspectos históricos da produção, transporte, armazenamento e consumo de energia.
Sumário
1. Introdução
Da Física (Filosofia da Natureza) “Energia” é uma grandeza física escalar, ou seja, uma grandeza que pode ser expressa em termos das grandezas físicas fundamentais, como massa, espaço, e tempo Ainda em Física, uma grandeza deve ser definida em termos das grandezas fundamentais, uma maneira de medi-la e uma unidade de medida. Na Física “energia” é definida como a capacidade do corpo, ou do sistema material, de realizar “trabalho”. Mais além, a Física tem uma definição precisa de trabalho, como sendo a capacidade de uma força de produzir um deslocamento, ou seja, na linguagem matemática:
W=F.d
Energia, ar e água são ingredientes essenciais à vida humana. Nas sociedades primitivas seu custo era praticamente zero. A primeira energia utilizada pelo homem foi a de seus próprios corpos na luta pela sobrevivência em um mundo onde somente os fortes sobreviviam. Para satisfazer suas primeiras necessidades, que eram basicamente a alimentação, uma fonte de iluminação noturna e aquecimento, o homem apropriou-se do uso do fogo e desenvolveu a agricultura e a pecuária, armazenando energia excedente nos animais e alimentos.
Aos poucos, porém, o consumo de energia foi crescendo tanto que outras fontes se tornaram necessárias. A diversificação do trabalho, visando à otimização das tarefas e ao aumento do nível de conforto demandou novas formas de utilização de energia, que foram sendo descobertas e aprimoradas, através do desenvolvimento da matemática, da geometria e da engenharia, que proporcionaram a criação de dispositivos mecânicos complexos, empregados para o aproveitamento da energia contida nos ventos e no vapor (PIERRE, 2011).
A lenha, recurso abundante e de fácil extração, teve um uso contínuo desde os tempos mais primórdios, levando à devastação de