Bacharel
- OS TESTES GRÁFICOS
- A ENTREVISTA DE DEVOLUÇÃO DE INFORMAÇÃO.
Santo André 2013
CAPÍTULO VIII – OS TESTES GRÁFICOS
- Defesas nos testes gráficos
A finalidade deste trabalho é promover o diagnóstico dos mecanismos de defesa os descrevendo de modo específico às formas como esses se manifestam em diferentes instrumentos projetivos gráficos.
Defesa é apresentado neste trabalho à partir da teoria Kleiniana; neste sentido, as defesas tem significado dentro de um aspecto específico da relação com os objetos no qual parte dos processos dinâmicos vinculados aos objetos.
Uma parcela dos processos dinâmicos de defesa são vivenciadas como fantasias inconscientes pertence a característica do ego e ou do objeto, evidenciados, depreciados, controlados, divididos e não vistos e o seu objetivo é diminuir a ansiedade que existe nos vínculos objetais e preservar seu equilíbrio.
Essas fantasias manifestam-se de maneiras especificas de ação frente aos objetos internos e externos crendo assim satisfazer as necessidades e evitar os perigos fantasiados.
Usar das defesas constitui a melhor solução conquistada pelo sujeito nas relações com seus objetos que estão enraizadas na personalidade e presentes em toda forma de perceber e conectar-se tanto na realidade interna quanto na externa; estes mecanismos preservam o equilíbrio e evitam o sofrimento psíquico.
- Mecanismos de identificação projetiva
A identificação projetiva é o mecanismo pelo qual o ego deposita um vinculo um aspecto do ego ligado a um objeto.
Para quem sofre de Esquizofrenia, Psicoses e Psicopatia as identificações projetivas atuam em particular com violência.
Uma boa relação continente adequada com a mãe tende a diminuir o sadismo, a ansiedade persecutória e