bacharel
BARRA DO GARÇAS - MT, 2010.
INTRODUÇÃO
Este instrumento reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfermagem sendo um elemento facilitador para a prática diária. Tendo também por finalidade esclarecer dúvidas e orientar a execução das ações de enfermagem, constituindo um instrumento de consulta. Assim, esse deve ser constantemente submetido à análise crítica, avaliações, reformulações e ser atualizado sempre que necessário através das normas, protocolos e rotinas.
CARACTERIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
NORMAS OPERACIONAIS – CONCEITO:
Normas - conjunto de regras ou instruções para fixar procedimentos, métodos, organizações, que são utilizados no desenvolvimento das atividades. São leis, guias que definem as ações de enfermagem, quanto o que e como fazê-las. São princípios de ação.
Rotina - conforme definições do Ministério da Saúde é o conjunto de elementos que especifica a maneira exata pela qual uma ou mais atividades devem ser realizadas. É uma descrição sistematizada dos passos a serem dados para a realização das ações componentes de uma atividade, as seqüências de execução.
Procedimento - descrição detalhada e seqüencial de como uma atividade deve ser realizada. É sinônimo de técnica. O procedimento, ao contrário da rotina, geralmente é uniforme para toda a organização, pois está baseada em princípios científicos e assim não se modifica, independentemente de quem o realiza.
Cuidado - pensado, meditado, refletido, bem trabalhado, bem feito, apurado. É mais que um ato é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilidade e de envolvimento afetivo com o outro.
Acolhimento - O acolhimento na saúde, como produto da relação