bacharel
2) Os colonos suíços- Em 16 de maio de 1818, D. João VI, sentindo a necessidade de uma colonização planejada no Brasil, baixou um decreto autorizando um agente do Cantão de Friburgo, na suíça, Sebastião Nicolau, a estabelecer uma colônia de cem famílias na fazenda do morro queimado.
Os Anglicanos- Em 1819, para atender o s desejos de numerosos cidadãos ingleses que moravam na cidade do rio de janeiro, foi iniciada a construção na cidade, de um templo anglicano, com aparência externa de uma residência comum, essa congregação de religiosos não católicos era considerada pelas as autoridades como capelania e não como uma igreja protestante.
Os Luteranos- Em 1824, por influencia do ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, o Imperador D. Pedro I decidiu promover um programa de imigração de alemães para trabalharem no Brasil, o argumento foi a necessidade de povoar o sul do Brasil por ,motivo de segurança nacional, diante de sucessivas disputas territoriais na fronteira com Uruguai e Argentina.