Bacharel
1. O rolete A move-se com velocidade contante vA
= 3 m/s; determine a velocidade angular da barra AB e a velocidade do rolete B, vB.
R.: = 4 rad/s vB = 5.2 m/s
posição horizontal e esta gira no sentido antihorário com velocidade angular CB = 2 rad/s. Para este instante, determine: (a) a velocidade angular de OA e AB.
(b) a aceleração angular de OA e AB.
(a) AB = -6/7 rad/s
OB = -3/7 rad/s
(a) αAB = -0.105 rad/s² αOB = -4.34 rad/s²
1
2. No instante mostrado, o rolete A tem a velocidade e a aceleração mostrada. Encontre a aceleração angular e a aceleração do rolete B.
6. A engrenagem A rola sobre uma cremalheira fixa B com uma velocidade angular = 4 rad/s. Determine a velocidade da cremalheira C e a do centro A.
R.: α = -3.67 rad/s² aB = -26.7m/s² vC = 2.4 ft/s
3. Determine a velocidade angular do carretel. O cabo está preso no núcleo interior e o carretel não escorrega na plataforma P.
R.: = 2 rad/s
7. Suponha, no problema anterior, que a engrenagem A rola sobre as cremalheiras B e C. A cremalheira
B se move para a direita com velocidade 8 ft/s e a cremalheira
C move-se para a esquerda com velocidade 4 ft/s. Determine a velocidade angular da engrenagem e a velocidade de seu centro. vC
= 20 rad/s vA = 2.4 ft/s→
vB
4. Se a manivela OA gira com velocidade angular de =12 rad/s,determine a velocidade do pistão B e a velocidade angular da barra AB no instante mostrado.
R.:
AB = 12 rad/s vB = 6.24 m/s
8. Uma engrenagem repousa numa cremalheira horizontal. Uma corda é amarrada no núcleo da engrenagem e num dado ponto A, tangente ao núcleo, ela é puxada para a direita com velocidade constante de 2 ft/s. Determine a velocidade do centro da engrenagem C.
= 4 rad/s vC = 4 ft/s→
9. Determine a velocidade angular da engrenagem e a velocidade de seu