bacharel
1- Becker chama a atenção para o fato de que as questões metodológicas não podem ser reduzidas ao campo de “metodológos”. Comente a questão incorporando também as críticas de Bourdieu acrescenta aos argumentos de Becker.
No texto de Becker, ele faz críticas aos “metodólogos” de como estes minimizam a pesquisa científica e fazem com que os métodos quantitativos fosse a metodologia da salvação, desvalorizando, desconsiderando, as possibilidades que outras “técnicas” oferecem. Técnicas essas desenvolvidas por sociólogos, como Marx, Weber, Durkheim entre outros, métodos que utilizam a observação participante, análise históricas e diversas outras formas, sendo utilizados por variados cientistas sociais em seus campos.
“Eles tinham recursos intelectuais que faltavam a outros sociólogos menos especializados; por exemplo, os metodólogos provavelmente conheciam mais matemática do que o sociólogo típico e, deste modo, estavam mais bem capacitados para desenvolver medições em base matemática.” (p.10)
O autor acrescenta aos seus argumentos que esses “teóricos” reescreveram a história da sociologia ao ponto de trabalhos empíricos de Weber e de Marx , escritos mais abstratamente teóricos , foram substituídos pelos estudantes por seus trabalhos focados em teorias defendidas por “metodólogos”.
Toda essa mudança fazia parte de um processo de “industrialização” das ciências sociais , onde se procurava a melhora da construção dos trabalhos acadêmicos através da divisão de “trabalho” dentre os “especialistas”, cientistas que possuíam grande quantidade de conhecimento acumulado, afim de tornar a “mercadoria” mais aperfeiçoada. O autor também aborda problemas negligenciados a cerca de métodos, como a ética que recebe um status dentro da metodológico. Observas que vários fatores implicam para com a visão dos estudos sociais aos olhos leigos, como conseguir ou não a permissão para fazer os alguns estudos; a