Bacharel em Teologia
Publicado por Jayme Fucs Bar em 3 agosto 2013 às 6:23 em Exemplo de título
Exibir tópicos
Andei nos ultimos meses lendo o tratado More Nevuchim (Guia dos Perplexos ), onde é sem duvida um dos tratados mais importante e contagiante escrito por esse sábio
Judeu Moshê ben Maimon (Maimônides) ou simplesmente Rambam , principalmente no que se trata sobre o conceito o que é Deus.
Na verdade fiquei mais ainda surpreendido sobre essa grande contribuição que nos proporciona Maimônides a nos Judeus seculares humanista, por isso resolvi participar a vocês um pouco dessas idéias, que vai parecer um pouco difícil, mais vale o esforço.
Maimônides foi um grande conhecedor do pensamento das filosofias Aristóteles e
Platão, sendo o primeiro a por em prática a tentativa de conciliar o pensamento bíblico com a filosofia grega, postura bastante revolucionaria e desafiadora em seu tempo, que com certeza vai ser a chave mestre para o que vai começar escrever Tratado
More Nevuchim (Guia do Perplexo) em 1186 e termina-lo em 1190.
A Importância desse tratado de Maimônides é que ele nos apresenta uma ética de validade universal, não só para judeus, mas para todos, e trata de um dos temas mais complicados que é a questão sobre quem é Deus?
O Incrível é a preocupação desse nosso grande sábio que faz um desafio intelectual com objetivos pedagógicos, e ajuda a nos pessoas comuns a fazer parte desses pensamentos procurando com toda a dificuldade filosófica ser mais compreensível, a essa questão tão complexa sobre quem é Deus .
Maimônides parte do principio que Deus é a origem de tudo e está em tudo que existe,
Deus está em cada coisa que vemos e também em tudo que não podemos ver ou sentir devido a nossa impossibilidade Humana.
Deus é a própia existência de Tudo que existe, e ele está no tempo e no espaço. Deus é Unidade, é Único, é igualmente e é Tudo.
O mais surpreendente é que para Maimônides não há, lugar para