Bacharel em Engenharia Civil
O desenvolvimento exponencial da utilização dos aparelhos eletrônicos e a necessidade imediata de mudança no aspecto físico/químico das pilhas e baterias.
Paulo Henrique Pereira da Silva
Engenharia Elétrica
Universidade Federal de Ouro Preto-ICEA
CEP:35930-018 – João Monlevade MG
Resumo: O mundo, hoje, atingiu um nível de desenvolvimento e integração que a necessidade da utilização de aparelhos eletrônicos se tornou quase inevitável. Tal fato fez surgir uma discussão que tangencia necessariamente a maneira de como se devem tratar as fontes de energias que sustentam as atividades permanentes desses aparelhos, sistematicamente delimitas, portanto, às Pilhas e Baterias.
Percebe-se que as pilhas e baterias, usadas hoje no mercado, demandam uma associação de metais pesados que, quando descartados inadequadamente, causam efeitos desastrosos ao meio ambiente além de terem uma vida útil, essencialmente, curta. Visando uma melhoria em relação ao Custo e Benefício, procura-se, através desse trabalho, desenvolver um estudo focado no aprimoramento e desenvolvimento de pilhas e baterias que possuem um alto potencial de transformação de energia química em elétrica, ou seja, maior eficiência, agregados aos princípios básicos do desenvolvimento sustentável.
Palavras Chaves: Pilhas e Baterias, Inovação, Meio Ambiente.
1 Introdução
Nos últimos anos, assistiu-se a uma proliferação enorme de aparelhos eletroeletrônicos portáteis, tais como: brinquedos, jogos, relógios, lanternas, ferramentas elétricas, agendas eletrônicas, “walk-talks”, barbeadores, câmaras fotográficas, filmadoras, telefones celulares, computadores, aparelhos de som, instrumentos de medição e aferição, equipamentos médicos etc. Ao mesmo tempo, aumentou muito a demanda por pilhas e baterias cada vez menores, mais leves e de melhor desempenho. Consequentemente, existe atualmente no mercado uma grande variedade de pilhas e baterias a fim de atender às inúmeras