Bacharel em Adm
Segurança na Acessibilidade
Cascavel
2013
Senai - Cascavel
Trabalho elaborado para pesquisa das situações de Acessibilidade no Senai – Cascavel-PR.
SUMÁRIO
ANEXOS 164
DEFINIÇÕES
Acessibilidade: Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço,mobiliário, equipamento urbano e elementos.
Deficiência: Redução, limitação ou inexistência das condições de percepção das características do ambiente ou de mobilidade e de utilização de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos, em caráter temporário ou permanente.
Rampas - são excelentes elementos arquitetônicos para promover a acessibilidade (ABNT NBR 9050). As rampas são utilizadas para fazer a ligação de um local ao outro que tenha aclive ou declive, uma alternativa às escadas quando se quer vencer um desnível e ao mesmo tempo assegurar o acesso de quem tem dificuldades de locomoção.
Corrimão - é uma barra de superfície lisa e arredondada que acompanha as laterais das escadas e rampas, auxiliando quem caminha por elas. É um apoio para o corpo, que traz mais equilíbrio e segurança ao subir e descer os desníveis.
Escada - é uma construção formada por uma série de degraus, destinadas a ligar locais com diferenças de nível.
Porta - Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.
Área de Circulação – área com grande fluxo de pessoas, entradas, ou corredores de acesso.
Guarda-corpo – é após o corrimão, talvez a parte mais importante do conjunto, já que, como o próprio nome diz, ele serve de proteção ao corpo das pessoas, sem ele, as pessoas poderiam ultrapassar o espaço entre a base e o corrimão e projetar-se no espaço vazio até o chão.