Bacharel contabilidade
Unidade 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis vamos estudar as características das demonstrações contábeis, visando conhecer as exigibilidades da legislação contábil independente de natureza jurídica e porte de uma entidade.
No século XX com a revolução industrial e a multiplicação do comércio e os avanços da classe organizada, a contabilidade passou a ser obrigatória para trazer informações aos sócios e as entidades fiscalizadoras.
Hoje com a globalização, o Brasil passou a ser parte das grandes potências mundiais, tanto na importação quanto na exportação. Com isto a contabilidade também sofreu grande impacto, o que fez com que as entidades de classe contábil se organizassem para adequar-se às normas internacionais da contabilidade.
De princípio devemos entender qual é o papel da contabilidade, e a sua empregabilidade no dia a dia da humanidade. Digo humanidade porque não podemos desvincular a contabilidade da nossa vida pessoal, ainda que a mesma seja uma ciência de cunho administrativo empresarial, também devemos lembrar que a contabilidade sempre foi e será usada na vida particular de cada indivíduo.
A empresa é um ente formado pela vontade de pessoas que buscam interesses comuns e esses interesses tem como foco valores econômico para os sócios, ou para a manutenção da sua própria atividade.
Por isso precisa de manutenção dos controles que possam dar garantias para os administradores, e neste quesito a contabilidade é fundamental.
Desde os primórdios da humanidade, a contabilidade faz parte da vida do ser humano, ainda que, de maneira rudimentar, porém, com o passar do tempo a mesma também teve que passar por mudanças e adequações passando de controle rudimentar para controle sofisticado. Do ábaco ao computador.
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Com a Lei 11.638/07 a contabilidade veio a sofrer significativas mudanças na estrutura das Demonstrações Contábeis. A referida lei foi incisiva e trouxe profundas modificações na essência da