B7c_rodrigo_santoro_mergulha_na_loucura
1343 palavras
6 páginas
Rodrigo Santoro mergulha na loucura26/10/00
Autor: JOSÉ GERALDO COUTO
Origem do texto: Da Equipe de Articulistas
Editoria: ILUSTRADA Página: E6
Edição: Nacional Oct 26, 2000
Legenda Foto: O ator Rodrigo Santoro interpreta um jovem internado num manicômio no longa "Bicho de 7 Cabeças", da diretora Laís Bodanzky
Crédito Foto: Divulgação
Observações: COM SUB-RETRANCAS
Vinheta/Chapéu: 24ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO; "BICHO DE 7 CABEÇAS"
Assuntos Principais: 24ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO; BICHO DE 7 CABEÇAS /FILME/; LAÍS BODANZKY
Laís Bodanzky retrata história real de um jovem internado num manicômio em longa que estréia hoje
Rodrigo Santoro mergulha na loucura
JOSÉ GERALDO COUTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS
O longa-metragem "Bicho de 7 Cabeças", de Laís Bodanzky, é o que se pode chamar de um filme necessário. Mas sua realização deveu-se a pelo menos dois grandes acasos.
O primeiro: há três anos, quando Laís participava de uma pesquisa sobre saúde mental, caiu-lhe nas mãos o livro "O Canto dos Malditos", do curitibano Austregésilo Carrano Bueno.
Num depoimento impressionante, o escritor narrava seu calvário pessoal. Internado pela família num manicômio por causa de um cigarro de maconha, Carrano foi vítima dos métodos mais retrógrados de tratamento: drogas químicas pesadas, eletrochoques, isolamento, pancada.
Foi por pouco que não perdeu a razão para sempre. Hoje Carrano é militante do movimento antimanicomial. Na sessão de hoje, no Espaço Unibanco, vai ver o filme pela primeira vez, assim como o ator Rodrigo Santoro, que interpreta o seu papel.
"Fiquei tão emocionada ao ler o livro, tive tanta certeza de que essa era a história que eu queria contar, que me senti fortalecida para enfrentar a batalha de levantar recursos para viabilizar um longa-metragem", diz a diretora, Laís Bodanzky, 31.
Filha do cineasta Jorge Bodanzky, ela havia realizado anteriormente o curta-metragem "Cartão Vermelho" e co-dirigido, com o marido Luiz Bolognesi, o