Açúcar: breve histórico
O presente trabalho versa, primordialmente, sobre os benefícios e malefícios decorrentes do consumo de açúcar pela população, mas, entretanto, o objetivo do estudo é apenas indicar as possíveis consequências do consumo do açúcar no corpo humano, sem exaurir todos os pontos e discussões relativas ao assunto.
A partir de uma breve análise histórica da origem do açúcar no mundo, apresentamos uma noção do desenvolvimento do processo de cultivo, extração e refinamento do açúcar, o desenvolvimento da indústria e as diferentes formas de obtenção do açúcar, os tipos de açúcar e formas de apresentação, bem como os usos pela sociedade.
Em seguida, passamos a análise dos malefícios do consumo do açúcar e doenças relacionadas ao consumo excessivo.
Por fim, apresentamos a conclusão do trabalho e as recomendações para o consumo consciente e adequado do açúcar.
2) Breve análise da história e origem do açúcar
Inicialmente, cabe esclarecer que o açúcar é um produto de origem vegetal e será demonstrado em tópico próprio que o açúcar pode ser extraído da cana-de-açúcar ou da beterraba, mas sua origem está ligada primordialmente ao cultivo da cana-de-açúcar.
Existe controvérsia sobre a origem do açúcar. Acredita-se que o açúcar, extraído da cana-de-açúcar, tenha sido primeiramente utilizado na Polinésia e, posteriormente, levado para a Índia.
No ano de 510 a.C., os persas invadiram a Índia e levaram a cana-de-açúcar para a Pérsia (atual Irã), sendo que a importância da cana-de-açúcar foi destacada pelo imperador Darius como sendo “a planta que dá mel sem abelhas” . Os persas passaram, então, a cultivar a cana-de-açúcar e a comercializar o açúcar. O comércio de açúcar era altamente lucrativo em razão do seu uso culinário, bem como em razão da inexistência de açúcar em outras regiões e do fato dos persas terem mantido seu cultivo e produção como um verdadeiro segredo.
Nesse contexto, cumpre informar que o mel era a principal forma de