Ações e repostas
ACIDENTES COM PRODUTOS PERIGOSOS
Enfermagem 1° Semestre
Introdução:
Produtos perigosos são quaisquer substâncias que possam causar danos à saúde, ao meio ambiente e aos bens materiais. Os produtos perigosos podem ser gases, líquidos ou sólidos e incluem material radioativo, químico e biológico (vírus e bactérias).
Os acidentes com produtos perigosos podem acontecer-nos diversos meios onde são fabricados ou manipulados, nas grandes indústrias e pólos petroquímicos, no ambiente doméstico e durante seu transporte e podem ocasionar múltiplas vítimas.
Os serviços de atendimento pré-hospitalar tem pouca experiência em lidar com acidentes com produtos perigosos, mas podem ser acionados para atender esses eventos. Assim, é fundamental estar preparado de maneira adequada para tais situações, que por suas características requer conhecimentos específicos para o atendimento, sem colocar em risco as equipes do atendimento pré-hospitalar, bem como saber tratar os pacientes. Outro fator preocupante é que não temos hospitais com instalações adequadas para o atendimento das vítimas desses acidentes, o que torna o problema mais complexo no nosso meio.
As equipes de atendimento pré-hospitalar devem ter uma atenção especial aos acidentes com produtos perigosos no sentido de:
- Buscar identificar o tipo de substância envolvida no acidente, através dos rótulos de identificação; - Conhecer os possíveis riscos das substâncias para a equipe, para a vítima e o meio ambiente; - Conhecer as principais vias de entrada das substâncias no organismo e seus mecanismos de lesão, para prestar o atendimento pré-hospitalar mais adequado às condições apresentadas pela vítima;
- Notificar as autoridades competentes, dependendo da magnitude do acidente, para que sejam acionados os recursos necessários para interromper/mitigar/controlar os danos às pessoas, ao meio ambiente e às propriedades — autoridades