Ações Pedagógicas e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Dia a Dia Escolar
Joelma Silvério, Leonardo Souza Silveira, Luis Antonio Conceição Soares, Sarah Policena Silva e Tatiele Fátima Butzk
Profª Esp. Nadia Maria Alcântara Pontes
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Biologia - BID 0312 - Prática do Módulo I
01/05/2014
RESUMO
Este trabalho possui como foco as “Ações pedagógicas e a inclusão de pessoas com necessidades especiais no dia a dia escolar”. Atende aos objetivos: “Analisar os modelos educacionais atuais; Propor mudanças educacionais para a construção da educação inclusiva e Apresentar os benefícios da educação inclusiva na vida dos alunos. Justifica-se pela relevância do trabalho pedagógico na prática da inclusão escolar. Aborda os tópicos: Análise da educação em uma era pós-moderna; A pedagogia e a inclusão; Pedagogia e educação de qualidade; Medidas fáceis de praticar a inclusão e Benefícios da educação inclusiva.
Palavras-chave: Ações pedagógicas. Inclusão. Necessidades especiais.
1 INTRODUÇÃO
Podemos dizer que uma escola inclusiva é aquela que possui como público todos os tipos de alunos, tanto aqueles com necessidades especiais quanto os considerados “normais”. Uma escola deve ter em mente que as dificuldades de aprendizagem vão além de questões físicas e intelectuais, mas também podem-se incluir as dificuldades temporárias, como alunos que vivem em extrema pobreza, que possuem famílias desestruturadas e que, por sua vez não dão a estrutura necessária para o aprendizado. Este estudo possui como foco as “As ações pedagógicas e a inclusão de pessoas com necessidades especiais no dia a dia escolar”.
Atualmente o ensino moderno trabalha com alunos que possuem altas habilidades cognitivas. Visto que estes alunos exigem menos estímulos e maior esforço da parte dos professores e gestores educacionais é necessário um trabalho educativo especializado e inclusivo, tornasse cada vez