Ações de um gestor
1.1 HISTÓRICO
Uma das maiores convertedoras brasileiras de laminados, a Converplast comemorou seus 25 anos, em junho de 2011, com o anúncio de um terceiro braço de atuação. Agora, além de duas unidades de embalagens laminadas flexíveis, a empresa passa a contar com uma unidade exclusiva do ramo de rótulos, etiquetas auto-adesivas e aplicadores de stickers nas embalagens flexíveis.
A Tricpack, como afirma Victorio Murer, presidente da Converplast, é uma unidade de rótulos adesivos, que consolida a intenção de um fornecimento integrado das necessidades de seus clientes. Os rótulos adesivos revelam o presidente, são fabricados em Santo Amaro, onde um equipamento letterpress realiza a impressão em alta definição de até oito cores, com acabamento em linha para o fornecimento de embalagens flexíveis já com stickers aplicados.
No início da operação em 1983, no bairro de São Mateus, o presidente conta que investiu em torno de US$ 100.000 para iniciar o próprio negócio com uma rotogravura de cinco cores e uma extrusora de polietileno, entrando em PP somente no ano seguinte com uma máquina balão e ainda uma flexo de quatro cores. Apenas oito anos depois, o executivo relata salto nos investimentos para US$ 2,5 milhões com a mudança para Guarulhos, numa área de 20.000 m². O volume de recursos, ele detalha, incluiu ainda novos equipamentos, entre eles uma rotogravura sete cores, uma flexo de quatro cores e três bobinadeiras. Murer lista no escopo de seus ativos oito impressoras rotogravuras de até dez cores com laminação em linha, dentre as quais uma shaftless adquirida em 2007; uma flexo italiana de oito cores; duas metalizadoras; uma coextrusora para filme casting; e cinco laminadoras, das quais três solventless.
Eduardo Belleza, diretor comercial da Converplast, acrescenta que, além da tecnologia, os anos permitiram à empresa acumular experiência suficiente para oferecer diferenciais constantes e agilidade, que facilitam as operações