Ações de sustentabilidade
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
Professor: Prof. Dr. Milton Cordeiro Farias Filho
Aluno: Wilson dos Santos Miranda
REFERÊNCIAS
FARIAS FILHO, C. Milton. Universidade da Amazônia - UNAMA
SABADO, O. S. José. Universidade da Amazônia – UNAMA
Este artigo parte da suposição de que a proteção do meio ambiente e o conceito de sustentabilidade ambiental tem sido objeto de preocupação e ação das empresas do segmento industrial, setor econômico mais impactante do ponto de vista ecológico. Dessa forma, o artigo tem como objetivo identificar as principais características isomórficas do campo organizacional da construção civil em Belém-PA.
O isomorfismo organizacional significa mudança estrutural nas organizações menos orientada pela competição ou pela necessidade de eficiência e mais pelas exigências do Estado e das profissões por representarem formas mais racionais dos campos organizacionais. É necessário verificar de que forma o conceito de sustentabilidade auxilia a compreensão da prática de isomorfismo e em que medida o isomorfismo organizacional se manifesta, quando outras práticas passam a exercer pressão sobre outros campos organizacionais similares. A indústria da construção civil ficou conhecida durante muito tempo como provocadora de muitos danos ambientais.
[...] o novo desafio para o setor está focado na mudança dessa condição de grande depredadora e geradora de passivos ambientais para ações de minimização dos impactos provocados pela atividade em toda sua cadeia produtiva. A partir da idéia de sustentabilidade, as construções planejadas e executadas buscam formas de minimizar os impactos ambientais e fazer com que os imóveis atinjam um patamar de conforto elevado sem que, para isso, tenham que prejudicar o ambiente.
A construção civil está absorvendo a idéia dos “edifícios verdes” como estratégia de novos negócios e como