Ações de prevenção
Coordenadora do curso: Profª Rosana
Boa Vista-RR
2013
ROSEANE DA SILVA
QUALIFICANDO AÇÕES DE PREVENÇÃO AS DST/HIV/AIDS
Boa Vista- RR
2013
PROJETO DE AÇÃO
1. APRESENTAÇÃO: a. Nome da Instituição executora do Projeto e do Programa incluído o Acadêmico: Comunidade
b. Nome do Projeto: Qualificando Ações de Prevenção as DST/HIV/Aids
c. Nome do Responsável pelo Projeto:
Supervisora de campo: Maria Amaral
Acadêmica: Roseane da Silva
d. Data da Elaboração do Projeto: I Semestre de 2013
2. JUSTIFICATIVA
A instituição a qual será executado o projeto é de natureza do Setor público, na Política Municipal da Assistência Social. A comunidade do bairro aracelis é um bairro carente, com poucos recursos de protação e promoção, tendo como enfoque central o núcleo familiar, articulando as ações com a Rede de Proteção Social, garantindo a efetivação dos direitos socioassistenciais, no âmbito municipal, de forma integrada às políticas setoriais.
Considerando a epidemia da AIDS um grande desafio, não só para sociedade médico-científico, e também para a população como um todo. Esta foi identificada pela primeira vez no Brasil em 1980. Na primeira metade na década de 80; a epidemia manteve-se restrita a São Paulo e Rio de Janeiro, sendo estas cidades as maiores regiões metropolitanas do País.
A partir do final daquela década, observou-se a disseminação da doença para as demais Regiões do País, a epidemia da AIDS não se distribui de forma homogênea, observando-se a maior concentração de casos nas regiões Sudeste e Sul, as mais desenvolvidas do Brasil.
A velocidade de crescimento da epidemia foi de aproximadamente, 36% ao ano, no período de 87/92, decrescendo para 12% no período 92/96, apresentando as maiores taxas de incidência na região Sudeste que atualmente tem o menor ritmo de crescimento e a maior tendência a estabilidade.
A análise da expansão da epidemia mostra que teve