Ações da juventude para com a nacão
No processo da formação humana, a juventude sempre buscou participar das mudanças sociais para, efetivamente, trazer benefícios para todos os cidadãos. Justifica-se essa participação, principalmente, através de sua atuação na Revolução Francesa, disseminando os ideais iluministas, através do princípio "liberdade, igualdade e fraternidade". Assim, é perceptível o quanto o iluminismo auxiliou esses jovens nessa luta por um governo em que todas as classes fossem privilegiadas.
Desse modo, fica claro que essa revolução trouxe drásticas mudanças que repercutiram por todo o mundo, dando fim ao antigo regime e à sociedade estamental. Mas, em contrapartida, houve também um grande massacre de pessoas, já que tiveram que lutar para conseguir seus interesses. Citam-se como exemplos desse contexto, a tomada da Bastilha que representava o símbolo do estado absolutista somada à Revolução do Campesinato, em que os camponeses tomaram castelos, igrejas e massacraram o clero e a nobreza. Logo vê-se o quanto as relações humanas se modificaram após esse movimento.
No contexto atual, entretanto, apesar das melhorias trazidas pelos jovens iluministas terem sido benéficas para muitos países, no Brasil, os jovens que foram denominados alienados começaram a mostrar através de manifestações, o seu engajamento político em relação ao futuro do seu país. Afinal, desde o movimento "diretas já" e o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, o Brasil não via grandes demonstrações dos direitos dos cidadãos associados à liberdade de expressão. Por isso, " o Brasil acordou" e "vem para a rua" são frases que retratam a nova realidade brasileira.
Portanto, é fundamental que haja a conscientização da população e a mobilização das classes subalternas a