Ações afirmativas no brasil
Umas das ações afirmativas mais discutidas em nosso país são as questões das políticas de cotas raciais, e com base nesta política e como ponto de sustentação é que vamos aflorar o tema de uma forma geral, já que sabemos que as ações afirmativas não se restringem a apenas à reserva de vagas nas universidades, mas tomaremos esta iniciativa como exemplo fundamental, para melhor explicitação deste trabalho. Além deste tema central abordaremos de forma explícita o que são as ações afirmativas, onde se deu seu surgimento, para que elas servem, como o brasil tem utilizado deste instrumento para diminuir as desigualdades, e de maneira mais profunda, com ênfase no ensino superior, iremos analisar como estas ações afirmativas estão sendo implantadas no atual cenário da educação Brasileira.
4
1
O QUE SÃO AÇÕES AFIRMATIVAS
Ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Portanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado.
Existem ainda ações afirmativas que são desenvolvidas fora do Estado por instituições da sociedade civil com autonomia suficiente para decidir a respeito de seus procedimentos internos, tais como partidos políticos, sindicatos, centrais sindicais, escolas, igrejas, instituições privadas etc. As ações afirmativas, neste sentido podem ser temporárias ou não, dependendo das normas que as criaram.
É importante notar que as ações afirmativas não se confundem com a discriminação positiva. As primeiras são ações de incentivo e suporte para os grupos de pessoas a que se destinam, tais como a criação de