Ações administrativas e suas externalidades na sociedade brasileira
A empresa PepsiCo, detentora de inúmeras marcas do gênero alimentício entre elas Pepsi, Gatorade, Quaker, Coqueiro, Elma Chips, Lucky, Toddynho entre outras, tem passado por grandes problemas com a Vigilância Sanitária após a constatação de que aproximadamente 80 unidades do achocolatado toddynho estariam com o nível de alcalinidade acima do aceitável para esse tipo de produto. Uma das grandes preocupações das autoridades é o fato do produto ser destinado a crianças e poder causar lesões graves no sistema digestivo por conta do elevado nível de acidez no qual o achocolatado foi encontrado.
Foram registrados 32 casos de pessoas, em sua grande maioria crianças, que passaram mal com a ingestão do produto, apresentando sintomas como ardência e irritação na boca e na garganta. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul,os resultados de análise laboratorial apontaram um PH de 13,3 considerado muito alcalino para alimentos, segundo eles o ideal seria que o produto estivesse com o PH em torno de 7 em uma escala de 1 a 14.
Em nota a empresa disse que "tomou as ações cabíveis para retirar os produtos de circulação" e que essas 80 unidades do produto que apresentaram problemas foram distribuídos exclusivamente para o Rio Grande do Sul e se restringem a numeração L4 32, fabricados entre 05:30h e 06:30h com validade de 19/12/2012.
Relacionar as praticas de gestão da empresa Pepsco e o conceito de externalidade nos mostra como as ações da organização podem influenciar no cotidiano e principalmente na vida de seres humanos. Fatos como os apresentados asseguram total irresponsabilidade da empresa para com os consumidores e relatam total falta de inspeção dos órgãos competentes e o comprometimento com a produção de mercadorias de boa qualidade que possuem um alto padrão de consumo. A Pepsco assim como outras inúmeras empresas deviam