ação social segundo Weber
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
CURSO: DIREITO PERÍODO: 2014.1
ATIVIDADE AVALIATIVA I
GLEYCIANE SILVA DE OLIVEIRA
PARNAÍBA – PI
2014
ATIVIDADE AVALIATIVA
1. Explique, diferencie e dê exemplos próprios dos conceitos de ação social e relação social.
Max Weber define ação como um fazer externo ou interno, dotado de sentido. Uma ação social é uma atitude em que o sentido é determinado pelo comportamento de outros indivíduos. Dessa forma, o decorrer da ação é relacionado à outrem, não sendo necessário este ter conhecimento da ação. Um exemplo de ação social pode se referir ao fato de uma pessoa publicar mensagens em redes sociais na internet, pois a partir disso o indivíduo tem a expectativa de que o outro goste ou não daquilo que foi postado.
A relação social é caracterizada pelo mínimo de relacionamento recíproco entre as ações de duas ou mais pessoas, de maneira conforme quanto ao sentido, dotado de probabilidade de que se agirá socialmente de uma determinada maneira. A relação social se expressa na firmação de um contrato de aluguel, por exemplo, na medida que ambas as partes esperam o cumprimento das responsabilidades e encargos tratados dentro de um certo período de tempo. Na ação social, o agente orienta sua conduta basicamente pelo comportamento de outro, já na relação social a ação de cada um dos indivíduos envolvidos orienta-se por um sentido recíproco e compartilhado por ambos (ou todos, quando se trata de uma pluralidade).
2. Qual a função, segundo Weber, de pensarmos em “tipos ideais”? Como este recurso metodológico pode ser útil para o Direito?
Na concepção de Weber, os tipos-ideais são úteis para exemplificar e caracterizar os fatos sociais, como mecanismos que analisam e estudam as ações sociais, a fim de reunir características, destacar elementos e fatores para construir um conceito padrão e inteligível. Serve como um parâmetro de conhecimento em relação aos