Ação Renovatória
AMÉRICA RESTAURANTE S.A., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob número..., com sede em...(endereço completo...), representada por seu diretor, vem por seu advogado (procuração acostada – doc. 1), à presença de Vossa Excelência propor a presente AÇÃO RENOVATÓRIA, nos termos dos artigos 51 e 71 da Lei 8.245/1991, em face de LOCADOR, nacionalidade..., estado civil..., portador da cédula de identidade RG número..., inscrito no CPF sob número..., residente e domiciliado em... (endereço completo), pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:
I- Dos Fatos
A Sociedade Silva & Silva Comércio de Alimento Ltda., constituída para exploração da atividade de restaurante, alugou o imóvel do réu por contrato escrito por prazo certo de dois anos.
Entretanto, apesar do sucesso alcançado pelo restaurante, porém necessitava de recursos que a sociedade não possuía, o que a levou a alienar o restaurante à autora, que entrou em contato com o réu e este aceitou a sub-rogação no contrato locatício, e desde logo, firmou mais um contrato escrito com a autora pelo prazo certo de um ano.
Próximo ao final da segunda locação, a autora procurou o réu para entabular um novo contrato, e este concordou em conceder novo instrumento à sociedade pelo prazo de dois anos.
No primeiro semestre do último ano, a autora procurou novamente o réu a fim de renovar o contrato, porém este se recusou a firmar novo contrato.
Em razão disso, é que serve-se a autora, da presente ação, para buscar a renovação do contrato, conforme segue fundamentado.
II- Do Direito
O artigo 51 da Lei 8.245/1991, estabelece como requisitos à renovação a existência de contrato escrito, por prazo determinado, pelo prazo mínimo de 5 anos e que o locatário esteja explorando seu comércio no mesmo ramo há pelo menos 3 anos de forma ininterrupta.
No presente caso, a autora