ação pedagógica em sala de aula
O objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre o planejamento dos jogos e utilizações dos músculos de forma isolada ou em conjunto, pensando sempre nos aspectos que são mais importantes ao utilizar essas atividades enquanto conteúdo ou estratégia das aulas de educação física, como objetivos, papel do professor, faixa etária dos alunos, ou seja, técnicas que poderão auxiliar na construção progressiva da moral infantil, pois a criança vai compreendendo que as regras não são absolutas e apenas construídas pelos adultos, mas sim questionadas e reorganizadas por todos e também pelas crianças dependendo da necessidade do grupo ou da situação.
2 DESENVOLVIMENTO
Nesta atividade, o aluno que atingir o maior salto em distancia vencerá o jogo. Os alunos deverão ficar em fila única, o professor irá iniciar a atividade com um silvo sonoro breve (APITO) e acompanhara cada aluno em seus respectivos saltos. O jogo devera respeitar as seguintes regras:
1. A distância de o salto ira variar de acordo com a idade e serie escolar, não havendo distancia máxima.
2. A distância a ser saltada será limitada por cordas ou por linhas pintadas de forma simbólica na quadra do ginásio ou no ambiente escolhido pelo professor.
3. O aluno deverá permanecer cinco cm atrás da linha de salto inicial, com os pés juntos deverá impulsionar o corpo para frente com o objetivo de alcançar a maior distancia.
O aluno que conseguir saltar a maior distancia será o campeão. A atividade ira proporcionar ao aluno; Equilíbrio, força, determinação, e audácia.
O movimento utilizado será: PROJEÇÃO COM SALTO.
Músculos envolvidos:
Face: OCCIPITOFRONTAL, ORBICULAR DA BOCA.
Pescoço: ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO, PLATISMA.
Ombro: DELTOIDE, SUBSCAPULAR.
Membros superiores: BÍCEPS BRAQUIAL, TRÍCEPS BRAQUIAL.
Região Abdominal: RETO DO ABDOME OBLIQUO EXTERNO E INTERNO DO ABDOME, DIAFRAGMA.
Região dorsal: TRAPÉZIO, ROMBOIDE MAIOR E MENOR.
Quadril: ADUTOR LONGO, ADUTOR MAGNO.
Membros inferiores: