ação lúdica
O mundo
Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana.
E disse que somos um mar de fogueirinhas.
– O mundo é isso – revelou. – Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.
In GALENO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2008
Elaborem um texto que destaque a diversidade expressa no documento e no texto lidos acima. Pensem na diversidade das individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil.
Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante,é urbano, sertanejo, caiçara, caipira... Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.
A diversidade cultural da humanidade nos leva a pensar e refletir, o porque de tantos significados e símbolos, que ora são respeitados, ora são alvos de zombas. Levando para o âmbito mais complexo dessa situação de entendimento e respeito àdiversidade, a religião como manifestação social de crenças e valores, sempre carrega símbolos de identidade grupal e comportamental, mais que se limita a visão absolutista da realidade, tomando a sua crença como religião e a dos outros,povos ou grupos sociais, como superstição.A humanidade em seu sentido