Ação educativa para profissionais do sexo
Tempo disponível para realização da ação educativa: Serão disponibilizados pela ASPROMIG ( Associação das Prostitutas de Minas Gerais) dois grupos de 10 mulheres de 18 a 70 anos de idade, sendo que o tempo disponível será de 40 minutos com cada grupo.
Estratégia : A estratégia escolhida baseia-se no que é proposto por Paulo Freire, no qual as profissionais do sexo serão convidadas a compreender outros contextos relacionados à sua saúde para que possam então, refletir a cerca de sua forma de trabalhar mediante as condições em que se encontram. O objetivo da ação é fazer com que elas sejam as pessoas responsáveis pela mudança de sua própria realidade.
Etapas da ação educativa:
O Horário disponível ainda não foi informado pela Coordenadora responsável pela disponibilidade das 20 mulheres, mas as etapas aconteceram da seguinte forma: 1. Será realizada a recepção das mulheres e uma breve apresentação por parte das alunas responsáveis pela ação educativa a fim de contextualizá-las sobre a proposta da disciplina. (2 minutos) 2. Apresentaremos um slide ou vídeo com texto, fundo musical e imagens, juntamente com uma pequena narrativa descrita nas ferramentas utilizadas na ação educativa. (8 minutos) 3. Logo após, iniciaremos uma roda de conversa para uma discussão sobre o tema proposto . O objetivo da roda de conversa é que elas consigam se identificar ou não com a narrativa, e a partir daí construirmos juntas algumas alternativas para solucionar ou amenisar os problemas que encontramos no local de trabalho dessas profissionais. (10 minutos) 4. Após a discussão, faremos uma relação da Irina, personagem da narrativa, com o cotidiano das profissionais do sexo, com a finalidade de levar para elas a visão de cuidado com o corpo, de higiene, de cuidado e respeito pelo ambiente de trabalho, ideia que Irina Palm nos transmite. Enfatizaremos a importância de cuidar da higiene íntima, principalmente, após a relação