AÇÃO DIVORCIO
QUALIFICAÇÃO DOS REQUERENTES, postulando por seu advogado firmátario, vem, respeitosamente, perante V.Exa., para com fulcro no Art. 1.580, § 2° do Código Civil Brasileiro e legislação pertinente a espécie, requerer a decretação de DIVÓRCIO DIRETO CONSENSUAL, pelas razões de fato e de direito que passa a expor:
DOS FATOS
1. Os requerentes contraíram matrimônio, no dia ... de .... de ....., nesta cidade, adotando o regime de comunhão parcial de bens.
2. Com o passar dos anos, tornou-se evidente a impossibilidade de o casal conviver sob o mesmo, em face da flagrante incompatibilidade de gênios.
3. Assim, conquanto os esforços de um de outro em preservar a sociedade conjugal, os mesmos mostraram-se infrutíferos, culminando com a separação de fato do casal, em data de ............., indo o marido residir em outra cidade, estando o casal, portanto, separados de fato a mais de 2 (dois) anos.
4. Do relacionamento do casal, nasceram dois filhos, sendo eles ............
5. O casal possui em comum os seguintes bens:
DESCREVER OS BENS
6. Em face de possuir meios de subsistência para si, a esposa renúncia à qualquer obrigação alimentar, salvo as devidas aos seus filhos;
7. A guarda do filho menor ficará com a cônjuge mulher ;
8. O marido, haja vista a esposa ficar com a guarda dos filhos, renúncia em favor desta, qualquer direito ou vantagem patrimonial, inclusive a meação de bens do casal.
9. Com a decretação do divórcio, a esposa fará jus a reaquisição de seu nome de solteira, bem como a competente averbação no Registro Civil.
DO DIREITO
O divórcio põe termo ao casamento e a seus efeitos civis, de acordo com art. 24 Lei 6.515/74.
O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos previstos em lei, ou comprovada separação de fato a mais de dois anos, dispõe a Constituição Federal da