AÇÃO DE COBRANÇA
Silas, brasileiro, estado civil ______, profissional de _____,portador do RG Nº ___, CPF Nº ____, residente e domiciliado ______, vem mui respeitosamente perante Vossa Excelência, através de seu advogado infra-assinado, interpor AÇÃO DE COBRANÇA, com base no art. 914 do Código de Processo Civil, em face de Alcebíades, brasileiro, estado civil _______, profissional de ______, portador do RG Nº___, CPF Nº____, residente e domiciliado ____ Canhambebe São Paulo – SP, pelos motivos de fatos e de Direito a seguir expostos:
DOS FATOS
Silas, em decorrência de questões pessoais precisou ausentar-se do país pelo período de um ano. Antes de sair do país, constituiu Alcebíades como seu bastante procurador, pelo período de um ano, com poderes gerais para representa-lo na vida Civil.
Ao retornar ao Brasil, Silas foi ate Alcebíades, o qual lhe relatou não ter sido necessário usar os poderes a ele conferidos na procuração, pois nada havia ocorrido.
O Requerente ao ir ao banco onde possuía conta corrente percebeu que estava com um débito de R$ 100.000,00 (Cem mil reais). Ocorre que, quando saiu do país seu saldo estava positivo, com a quantia de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais).
Ao perceber que o Requerido havia usado da procuração para movimentar sua conta, foi novamente de encontro a ele, porém, não logrou êxito, pois Alcebíades esta se esquivando de dar qualquer demonstração das despesas pagas no período.
DO DIREITO
O réu ao usar da procuração para movimentar a conta de Silas e não o comunicar, deixando este em débito, agiu em de forma adversa a que deveria agir, pois, o art. 668 do Código Civil diz que “O mandatário é obrigado a dar contas de sua gerência ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer título que seja.”
Diante da conduta do réu o requerente possui todos os requisitos para ingressar com ação de cobrança,