AÇÃO DE ALIMENTOS
...brasileiro, menor impúbere, representado por sua genitora brasileira, ..., por seu advogado, conforme instrumento de mandato anexo, vem, mui respeitosamente, com fulcro na Lei nº 5478/68, no Código Civil, e nas demais dispositivos aplicáveis, propor a presente AÇÃO DE ALIMENTOS, contra..., pelo que expõe:
I - DOS FATOS O requerente é filho do requerido, conforme comprova a inclusa Certidão de Nascimento e reside na companhia da mãe.
O requerido e a genitora do requerente encontram-se separados de fato há mais de O requerido apesar de ser pai do menor e possuir condição financeira suficiente, exercendo atividade laborativa como... e não possui outras despesas consideráveis, não tem cumprido com a obrigação alimentar de modo a suprir as necessidades mínimas do filho, nem mesmo durante a gestação, quando houve a separação de fato, pelo que é proposta a presente ação.
II - OS ALIMENTOS O dever alimentar dos pais está expressamente previsto na Constituição Federal, em seu artigo 229: Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. O Código Civil, por sua vez, confere a quem necessita de alimentos, o direito de pleiteá-los de seus parentes, em especial entre pais e filhos, nos termos do art. 1.694 e 1.696: Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.
[...]
Art. 1.696. O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os