Ação com foco na Redução e controle de Perdas no município de Salesópolis
Categoria: Eficiência no Uso do recursos públicos e desburocratização.
O desafio no trabalho em redução e controle de perdas nos tempos de hoje, fica cada vez mais intrínseco nas empresas que reduzem suas perdas para aumentarem seus lucros, neste projeto o foco principal foi o problema mundial de escassez de água que vem sendo discutido cada vez com mais ênfase pelos governos, organizações e até mesmo por nossos filhos que hoje aprendem na escola sobre a falta de conscientização da população e de seus governantes que um dia pode gerar uma guerra em busca de água potável.
O volume perdido de água no município de Salesópolis chegava a 15 mil m³/mês no início do trabalho, o que incomodou a Alta Administração da Unidade de Negócio da Sabesp, que direcionou e nomeou um coordenador para reduzir o indicador deste município a patamares exemplares. O desafio foi bem recebido e empolgou os integrantes do Grupo de Projeto formado para tal atividade, que se empenhou para subsidiar as atividades que foram e continuam sendo desenvolvidas em campo.
O objetivo foi o de reduzir e controlar os índices de perdas no município a patamares exemplares, para que o trabalho se torne referência para futuras ações na Unidade de Negócio), além de servir como escola, para as chamadas “Boas Práticas de Perdas”
Após a atuação o indicador de perdas atingiu um dos menores níveis de toda região metropolitana da Grande São Paulo, um resultado que aumenta ainda mais a importância do projeto desenvolvido.
Planejamento
Para o planejamento foi formado um grupo devido o desafio proposto pelo Superintendente da Unidade de Negócio Leste de 100 litros/ligação.dia, durante apresentação de Metas propostas por Setor de Abastecimento, este grupo realizou um planejamento, onde cada tarefa tinha um responsável.
Após análise Crítica da Alta Administração no final de Março de 2007, onde foi apresentado um indicador de 261 litros/ligação.dia para