Açucares e Doces
O açúcar, assim como o amido presente nos cereais, pães e massas são tipos de carboidratos que fornecem energia ao nosso corpo. Devemos priorizar o consumo de carboidratos presentes nos cereais, tubérculos, raízes e frutas. O alto consumo de açúcar de mesa (sacarose), doces e bebidas adoçadas (refrigerantes e sucos) aumenta o risco da obesidade, diabetes e doenças do coração. Por isso, é importante consumi-lo com moderação.
Uma alimentação com alto teor de açúcar também está relacionada às cáries dentárias nas crianças, especialmente pelo consumo de bebidas doces e guloseimas.
Consulte a tabela de informação nutricional dos rótulos dos alimentos e compare-os para ajudar na escolha de alimentos mais saudáveis. Escolha aqueles com menores percentuais de açúcar.
Recomenda-se o consumo máximo de uma porção de açúcares e doces por dia.
Exemplos de porções de açúcares e doces:
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 2 colheres (sopa) de mel;
- 1 colher (sopa) de geleia;
- 1 chocolate pequeno;
- 1 pedaço pequeno de doce de fruta (abóbora, goiaba);
- 1 picolé de frutas.
Pirâmide Alimentar: grupo dos açúcares e doces
O último grupo da Pirâmide Alimentar é visto como o grande vilão de qualquer dieta. Ogrupo dos açúcares e doces é formado por alimentos compostos predominantemente por açúcares, um tipo de carboidrato, cuja única função é fornecer energia, o que o torna dispensável para o funcionamento do organismo. Os açúcares são utilizados para adoçar e melhorar a palatabilidade dos alimentos e bebidas, além de contribuir para sua preservação, dessa forma tornam os alimentos mais agradáveis ao paladar favorecendo seu consumo. Dentre os alimentos pertencentes a esse grupo estão: os açúcares propriamente ditos, o mel, os alimentos elaborados com açúcar (xaropes, caldas, caramelos, balas e bombons), pães, doces, biscoitos, bolachas, bolos, geléias, sucos concentrados, frutas glaceadas, picolés, sorvete em pasta, cremes, musses