Aços
PROCESSOS DE PRODUÇÃO I
PP-I - Fundição
Professores:
Célio O De Conti
Arnaldo Gonçalves
[Revisão-00]
www.TecnologiaMecanica.com.br
FUNDIÇÃO
Fundição é um processo de produção, pelo qual consegue-se dar forma a metais no estado líquido, introduzindo-os em moldes, e após a sua solidificação, obtémse uma peça metálica fundida.
Por fundição entende-se também a oficina ou fábrica onde se obtém as peças pelo processo citado.
Através da fundição pode-se obter peças de formas intrincadas, que dificilmente poderiam ser obtidas por outro processo.
As peças obtidas requerem, em geral, poucas operações de usinagem para o acabamento final, pois se procura fundir uma peça na forma mais próxima possível da forma final.
Por este processo consegue-se obter desde peças de grande porte até peças minúsculas, com praticamente qualquer liga metálica, sendo as de ferro fundido feitas unicamente desta maneira.
O desenvolvimento da metalurgia tem possibilitado obter-se peças com melhores propriedades mecânicas, novas ligas, novos métodos de obtenção, novos tratamentos superficiais.
ELEMENTOS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO
•
•
•
•
Fornos: São equipamentos para fundir o metal.Podem ser elétricos,
Cubilot, etc.
Metal: É a matéria prima.Parte do ferro fundido passando por ligas de alumínio, de aço, cobre, ligas especiais, etc.
Modelos: São peças fabricadas em madeira, gesso, cera, plástico, alumínio, isopor, etc, que tem o formato muito próximo da peça que queremos obter, porém com pequenas alterações nas medidas e na forma.
Molde: É o espaço vazio obtido pela utilização do modelo.Pode ter paredes de areia, gesso, metal, resinas, etc.
FENÔMENOS DURANTE A SOLIDIFICAÇÃO DOS METAIS
•
Cristalização
O metal líquido sendo solidificado o faz em torno de cristais conforme a figura abaixo. O crescimento dos metais se faz de maneira não uniforme, ou seja, a velocidade de crescimento não é a mesma em todos as