aços e ferros fundidos
1. Defina corrosão em aços. Do que depende a velocidade do ataque corrosivo e a sua extensão?
2. Definir passividade.
3. Definir aço inoxidável.
4. Qual é a composição de um aço 18-8? Quais são as aplicações deste aço?
5. O que é corrosão localizada?
6. Explicar o que é sensitização e de que forma a sensitização está relacionada com a corrosão intergranular.
7. Por que para aços inoxidáveis austeníticos com teor de carbono menor do que 0,03 wt% a corrosão intergranular é evitada? 8. Definir aços inoxidáveis martensíticos, aços inoxidáveis ferríticos e aços inoxidáveis austeníticos.
9. Sabe-se que a fase sigma (intermetálico Fe-Cr) pode afetar as propriedades mecânicas em aços inoxidáveis de teor de cromo elevado. De que forma a fase sigma pode ser eliminada da estrutura de um aço inoxidável? Explicar com base no diagrama de fases apropriado para tal.
10. Por que é utilizado níquel em aços inoxidáveis? (qual é o efeito do níquel nas propriedades dos aços?). E por que é utilizado molibdênio em aços inoxidáveis?
11. Quais são as principais características dos aços inoxidáveis austeníticos?
12. Como é a microestrutura de aços inoxidáveis duplex?
13. O que diferencia aços inoxidáveis duplex de aços inoxidáveis superduplex?
Aços maraging
14. Esclareça os mecanismos que levam o aço maraging a ter alta resistência mecânica, considerando a microestrutura deste aço. Quais são os valores típicos de tensão de escoamento?
15. Explique por que aços maraging possuem boa tenacidade, boa usinabilidade, boa soldabilidade, e boa estabilidade dimensional, levando em consideração a microestrutura deste aço. Como estas propriedades são possíveis para este aço ultra-resistente? Aços criogênicos
16. Por que aços de alta liga com 9 wt% Ni possuem alta tenacidade em temperaturas criogênicas? (explicar em termos da microestrutura). Qual é a aplicação típica para estes aços?
Aços rápidos
17. Qual é a composição dos high speed steels?