AÇOS API
Disciplina: Comportamento Mecânico dos Materiais.
Matrícula: 517368.
Data: 23/10/2014.
Aços API.
A microestrutura dos aços API consiste basicamente de ferrita acicular com regiões de bainita granular e alguma presença de martensita e austenita. Quando submetidos a temperaturas altas e intermediárias, na microestrutura desses aços, há o aparecimento de novas fases que influenciam diretamente o comportamento mecânico deles.
Os aços API, são aços geralmente utilizados em gasodutos, oleodutos, polidutos e minerodutos devido sua característica de resistência tenacidade e tração.
Para a fabricação de tubulações com aços API-5L por exemplo, os aços são laminados a quente e fornecidos em bobinas conforme a especificação por serem adequados à fabricação de tubos soldados longitudinalmente pelo processo de resistência elétrica de alta freqüência (ERW) ou de fabricação helicoidal ou longitudinalmente pelo processo de arco submerso (SAW), hoje em dia são muito usados para a condução de variados fluidos sob pressão, como petróleo e seus derivados, gás natural e minérios.
As mudanças, micro e sub-estruturais, são estudadas usando técnicas de caracterização, como a Microscopia Ótica e Microscopia Eletrônica de Varredura que resultam por exemplo, no tamanho de grão e microestrutura são relacionados com os valores de propriedades relevantes e necessárias devido a sua aplicabilidade.
Esses aços são elaborados com as melhores práticas para a produção de aços limpos, assegurando sua aplicação em tubulações onde a tenacidade é requisito fundamental.
Aços de alta resistência à tração são produzidos até o grau X70 possibilitando aumento da pressão interna de trabalho em espessuras mais baixas, reduzindo o custo de instalação das linhas. Estes aços apresentam excelente soldabilidade, permitindo altas velocidades de aporte de calor durante a soldagem.
Bobinas de aço API-5L podem ser fornecidos em dois tipos, são eles: PSL1 e PSL2. De acordo