Aço Inox Austenitico
CURSO TECNOLÓGICO EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
WAGNER SAMUEL FERREIRA
AÇO INOX AUSTENÍTICO
SALVADOR – BA
2014
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO TECNOLÓGICO EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
WAGNER SAMUEL FERREIRA
AÇO INOX AUSTENÍTICO
Relatório apresentado ao curso Tecnológico em Manutenção Industrial para a obtenção de nota da disciplina Ciências dos Materiais.
Orientado por: Profº Magnovaldo
SALVADOR – BA
2014
1.0 AÇO INOX
O aço inoxidável é uma liga (combinação de dois ou mais elementos químicos) de Ferro-Cromo com um mínimo de 10,50% de Cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto, e à abrasão, além de grande durabilidade e no máximo 30% de Níquel (contribuição na melhoria das propriedades mecânicas). Ele é 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção. Sua utilização em itens domésticos (como talheres, panelas e itens da linha branca – geladeiras e fogões, por exemplo), é bastante conhecida por apresentar uma superfície não porosa e lisa que dificulta o acúmulo de bactérias. Por este mesmo motivo é muito utilizado em instalações de hospitais e cozinhas industriais. Mas o aço "inox" também pode ser utilizado na construção civil, em indústrias, ônibus, automóveis e mobiliários urbanos e possui um forte apelo visual.
Sua principal característica, a resistência à corrosão, se deve a presença do Cromo que ao reagir com o oxigênio da atmosfera forma uma camada superficial que protege o aço de agentes oxidantes. Essa película protetora, muito fina e resistente, é formada por Óxido de Cromo e, se arranhada ou desfeita por algum motivo, rapidamente se recompõe, bastando para isso que haja oxigênio.
Os aços inoxidáveis estão divididos em dois grandes grupos: a série 400 e a série 300.
A série 400 é a dos aços inoxidáveis ferríticos, aços magnéticos com estrutura CCC (cúbica de corpo