Aço em barras
Características
Durante o tratamento ocorre a formação da chamada ‘camada branca’ na superfície da peça. Esta camada é quebradiça e tem efeito negativo na vida da peça. A camada é removida para peças que serão submetidas á condições severas de serviço. A formação da camada pode também ser evitada pelo uso de dois estágios para nitretação.
Os aços nitretados mais comuns são aços liga cromo-molibdênio. Após o tratamento não devem ser feitas operações de retificação devido à alta dureza resultante.
CARBONITRETAÇÃO
Este processo envolve a difusão de ambos, carbono e nitrogênio na superfície do aço. O processo é conduzido em fornos com atmosfera de gás utilizando um gás de carbonetação como propano ou metano misturado com amônia.
O propano (ou metano) é a fonte de carbono enquanto a amônia é a fonte de nitrogênio. O esfriamento é conduzido em gás, com menor distorção do que o resfriamento em água.
As durezas obtidas no processo são inferiores àquelas obtidas por nitretação. Uma das vantagens do processo é que pode ser aplicado para aços carbono com significante profundidade de endurecimento. Provoca menos distorção do que a carbonetação.
É conduzido a temperaturas acima da temperatura de transformação dos aços.
Cianetação
É um processo similar a carbonitretação e envolve a difusão de carbono e nitrogênio na superfície do aço. A fonte do elemento de difusão é um sal fundido a base de cianeto, como cianeto de sódio.
É um tratamento supercrítico ( temperaturas acima de 760 ºC).
O tempo de difusão é menor do que uma hora, o que representa a maior vantagem do