Azeite de oliva
Neste presente Relatório de Pesquisa será mostrado a Historia e Lendas na antiguidade do Azeite de Oliva. Será visto o Azeite de oliva no Brasil como o sétimo maior importador mundial e o segundo de azeitonas, a mudança desta realidade em nosso país e em Portugal sendo um dos primeiros produtos a ser exportado. Este tema “Azeite de Oliva” foi escolhido por ser de extremo prazer pesquisá-lo, pois é de grande importância usa-lo em nossos alimentos. Este Relatório tem como objetivo mostrar mais detalhes sobre o azeite de oliva, a sua produção, os fatores que influenciam a qualidade do azeite e até seus benefícios na saúde.
Azeite
Fig. 01 Fig.02
1.Lendas e Histórias
Muitas lendas citam as oliveiras e o próprio azeite. Contam os gregos que na disputa pelas terras do que é hoje a cidade de Atenas, o deus Possêidon fez brotar, com um golpe de seu tridente, um belo e forte cavalo e que a deusa Palas Atenas trouxe uma oliveira capaz de produzir óleo para iluminar a noite, suavizar a dor dosferidos e capaz de ser alimento precioso, rico em sabor e energia. Já os italianos contam que Rômulo e Remo, descendentes dos deuses e fundadores da cidade de Roma, viram a luz do dia pela primeira vez debaixo dos galhos da oliveira.
O fato é que o azeite vem fazendo parte da alimentação do homem há muito tempo. Segundo conta a história, a oliveira tem origem entre o sul do Cálcaso, nos altos planos do Irã e no litoral mediterrâneo da Síria e Palestina. Mais tarde, expandiu-se para o Chipre e Anatolia de um lado e Creta e Egito, do outro.
Os vestígios mais antigos das oliveiras são encontrados em restos fossilizados na Itália, no Norte da África, pinturas em rocha nas montanhas do Saara Central, com origem entre quinto e segundo milênio a.C, em relevos e relíquias da época