axiologia 1
Dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos, e passaram a estrutura-lo a partir dos direitos do cidadão.
A Revolução Francesa (1789) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), elaborada pela ONU com 30 artigos em devesa dos direitos do cidadão, instaura-se a partir desses processos de lutas a cidadania.
2 - Democracia
Democracia: grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder), governo em que o povo exerce a soberania.
-A democracia formal é aquela de leis e princípios abstratos, como “direito de ir e vir”, “liberdade de expressão”, “direito ao voto”.
-A democracia substancial diz respeito aos fins que são alcançados. Ou seja, se de fato existe igualdade jurídica, social e econômica. Isto é, se todos têm acesso a moradia, educação, emprego, cultura etc.
3 - Conclusão
Sonhar com cidadania plena em uma sociedade pobre, em que o acesso aos bens e serviços é restrito, seria utópico. Contudo, os avanços da cidadania, se têm a ver com a riqueza do país e a própria divisão de riquezas, depende também da luta e das reivindicações, da ação concreta dos indivíduos. Afinal, a vida pode ser melhorada com medidas muito simples e baratas, ao alcance até de pequenas prefeituras, sem que isso implique abrir mão de uma sociedade mais justa, igualitária, com menos diferenças sociais, é evidente.