Avliação
PROJETO DE PESQUISA
Qualificação das espécies que sobrevivem às condições criadas nas diferentes parcelas do experimento
Além Paraíba
2013
INTRODUÇÃO
O tema deste projeto de pesquisa é a qualificação das espécies que sobrevivem às condições criadas nas diferentes parcelas de experimento. Para tal, será apresentada uma avaliação qualitativa das espécies sobreviventes às diferentes condições ambientais, em uma área de mata ciliar no município de Além Paraíba1, Minas Gerais.
A exploração desordenada dos ecossistemas vem causando um grande impacto à biodiversidade, que em parte pode ser restabelecida através de estratégias de revegetação. Uma das formas de aumentar a biodiversidade das florestas remanescentes, melhorando sua estrutura e função é através do plantio de enriquecimento, retornando espécies localmente extintas à área, acelerando a regeneração natural e aumentando a diversidade genética e florística.
A recuperação de áreas degradadas vem sendo muito estudado, principalmente em função dos grandes impactos causados pela ação do homem na natureza. A Mata Atlântica, considerada um hotspots, ou seja, uma área de elevada biodiversidade, segundo Tabarelli et al (2005), já perdeu a maior parte de sua área, mais de 70% de sua cobertura original devastada devido a exploração de forma degradatória, causando grandes problemas ambientais, dentre eles, a extinção de várias espécies da fauna e flora, mudanças climáticas locais, erosão dos solos e assoreamento dos cursos d’água e como resultado final, a pulverização da vegetação original em fragmentos de diferentes tamanhos, formas, graus de isolamentos e estágios de sucessão. A destruição da Mata Atlântica chegou a tal ponto que hoje já se faz necessário tratar de sua recuperação. Para que as ações nessa direção sejam coerentes, é preciso entender que praticamente todas as áreas remanescentes dessa floresta que