Avilação empresarial

1523 palavras 7 páginas
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Edivan Sousa Moura
Prof.ª Claudia Marinho Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB0036) – Prática do Módulo 03
28/05/2011

RESUMO

Ao longo dos anos, diversos critérios foram desenvolvidos, diversas opções foram efetuadas, numa tentativa de normalizar e de ser chegar a uma melhor forma de controlar o patrimônio de uma entidade. Assim, os princípios são a exteriorização de critérios aceitos pela maioria dos contadores. O estudo destes princípios é de relevante importância para execução de trabalhos que envolva a contabilidade, pois todas as empresas que sofreram algum tipo de atuação certamente deixaram de obedecer a um ou mais dos princípios fundamentais de contabilidade. Deste modo os princípios torna se obrigatório da profissão e a essência das doutrinas relativas a ciência da contabilidade, consoante o atendimento predominante nos universos cientifico e profissional de nosso país .

Palavras-chave: Entidade; Princípios ; Contabilidade.

1 INTRODUÇÃ0

Segundo Marion ( 2004,p.26 ), a contabilidade é o instrumento que estabelecer o máximo de informações úteis para tomadas de decisões dentro e fora da Empresas.

Dentro dessa definição o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo é permitir o estudo, o controle e a apuração de resultados diante dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades para a tomada de decisões.

Prevalecendo esse conceito a contabilidade regem, princípios que sustenta seu valor em manter a integridade contábil. Os princípios fundamentais de contabilidade são o cerne das diferentes doutrinas e teorias contábeis, pois constitui um paradigma para os profissionais contábeis, fazendo da ciência contábil uma ciência social aplicada ao patrimônio das empresas.

“Os princípios fundamentais de contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo

Relacionados