Aviação agricola
RESUMO
Nas últimas décadas as transformações agrícolas e agrárias colocaram em destaque as unidades produtivas familiares. No Brasil a produção familiar é responsável por 4.367.902 estabelecimentos representando 84,4% das propriedades do país (Censo Agropecuário 2006). No Estado do Rio Grande do Sul a produção familiar soma 378 546 estabelecimentos em uma área de 6 171 622 ha. Neste contexto este estudo analisa os indicadores de produção da agricultura familiar no município de Água Santa (município que contempla 85% de estabelecimentos familiares). Foram caracterizadas as relações produtivas e as estratégias de produção através da análise de duas unidades produtivas familiares. Como resultados ressalta-se que as unidades familiares apresentam peculiaridades que minimizam o êxodo rural dos produtores. Fatores como a colonização capacitaram os produtores a desenvolverem formas de associativismo em conjunto com a diversificação comercial e para o autoconsumo, vindo ao encontro das novas estratégias de manutenção dos produtores no campo. No entanto deve-se ter cautela quanto a concentração de produção em cultura comerciais gerando a necessidades de aquisição de capital e novas técnicas produtivas, recursos nem sempre otimizados pelos produtores no interior das unidades.
Palavras-Chave: Agricultura familiar, diversificação, sistemas de produção
Hélder Bezzuti – Bacharel em Ciências Econômicas UPF/RS. (hbezutti@hotmail.com)
Prof. Dr. Luiz Fernando Fritz Filho – Faculdade de ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da UPF/RS.(fritz@upf.br)
Profa. Dra. Karen Beltrame Becker Fritz - Faculdade de Direito UPF/RS (karenfritz@upf.br)
Endereço para contato: Universidade de Passo Fundo - BR 285, Bairro São José – Passo Fundo/RS CEP: 99052-900 - Cx. Postal 611
Área Temática: Agricultura familiar e desenvolvimento rural