Aviador
Psicologia das Organizações I
“conflito e work engagement”
DOCENTE: Mestre Ângelo Vicente
Instituto Universitário – ISPA
2011/2012
ÍNDICE:
Sumário ………………………………………………………………………………………
Introdução…………………………………………………………………………………….
Método………………………………………………………………………………………..
Procedimento………………………………………………………………………………….
Resultados…………………………………………………………………………………….
Discussão…………………………………………………………………………………….
Referências bibliográficas……………………………………………………………………
Anexos………………………………………………………………………………………
SUMÁRIO
Procuramos com este trabalho, fornecer uma visão global do recentemente intruduzido conceito work engagement, e cruzá-lo com conflitos e gestão de conflitos no local de trabalho.
Este trabalho teve como objectivo verificar se o nível de engagement, influencia o conflito, se a estratégia de gestão de conflito adotada influencia significativamente a perceção de conflito no contexto, e por ultimo constatar se a estratégia de gestão de conflito influencia significativamente o engagement.
INTRODUÇÃO
Os últimos anos têm sido palco ao encerramento e falência de muitas empresas, contribuindo para uma subida da taxa do desemprego. No segundo trimestre de 2012, relativamente ao trimestre homólogo de 2011, a taxa do desemprego aumentou em todas as regiões de Portugal (http://www.ine.pt). A diminuição do número de trabalhadores, potência uma sobrecarga das tarefas a realizar por cada indivíduo, podendo originar sentimentos de tensão, stress, exaustão, desmotivação e conflito, forçando as empresas a procurarem e implementarem novas estratégias, através das quais os níveis de produção não diminuam. Ao longo dos tempos, tem-se procurado maximizar os resultados das empresas, sendo que, o recentemente introduzido conceito de work engagement tem revelado uma contribuição positiva a esse respeito, sendo possível atualmente considerar que, será um dos principais fatores estratégicos a ter em conta nas