Aves
ESTADO DE MATO GROSSO
ESCOLA ESTADUAL VITÓRIA FURLANI DA RIVA
ALTA FLORESTA-MT
Outubro de 2013
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESTADO DE MATO GROSSO
ESCOLA ESTADUAL VITÓRIA FURLANI DA RIVA
AVES
ALUNAS: BRUNA DE OLIVEIRA; ALANA NAIARA; LEIDIELNE MOURA. 2º D
ALTA FLORESTA-MT
Outubro de 2013
INTRODUÇÃO
As aves reúnem quase nove mil espécies descritas, com tamanhos que variam de menos de seis CM a dois GRAMAS de massa corpórea a mais de 2,5 M de altura 160 KG. As aves distribuem-se por praticamente todas as regiões do planeta e suas características mais marcantes estão relacionadas ao vôo. A pele das aves apresenta formações epidérmicas e característica própria do grupo: as penas. Estas se formam no interior de folículos, nesses folículos não há glândulas sebáceas como nos folículos pilosos. A lubrificação é importante para manter a impermeabilidade do corpo, é feita pela secreção gordurosa de uma glândula localizada na cauda. As aves aquáticas como patos e cisnes, levam o bico a essa glândula colhendo a secreção gordurosa e espalhando sobre as penas.
Protegem o corpo contra os choques, impermeabiliza a pele, mantém a temperatura corporal, possibilita o vôo. A pena consiste em um eixo central a RAQUE e os suportes mais finos BÁRBULAS.
DESENVOLVIMENTO
II. SISTEMA DIGESTÓRIO As aves podem ser herbívoras, carnívoras e onívoras. A estrutura do tubo digestores das aves variam de acordo com o dutos alimentadoras aves que se alimentam de grãos e partes vegetais, tem uma região do esôfago, o papo para armazenar o alimento, onde o alimento fica armazenado para digeri-lo depois, o papo também umedece os alimentos tornando-os mais macios.
O estômago é dividido em duas partes: pro ventrículo e miolo. No pro ventrículo o alimento é misturado com as enzimas digestivas; no miolo o alimento é triturado facilitando