Aves Marinhas
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS – ANDRÉ BARRETO
Acadêmica: Nathana Mezzalira
DESCRIÇÃO DAS AVES MARINHAS ENCONTRADAS NA BAÍA DA BABITONGA/SC.
Fregata magnifiscens
Conhecido como Tesourão, Rabo-forcado ou João-grande. Possui em média 98 cm de comprimento e 1,5 kg. Macho inteiramente negro com brilho violáceo no dorso; apenas excepcionalmente visualiza-se nele uma “gravata vermelha”, a fêmea tem peito branco além de ter o lado superior da asa com barra parda. O filhote tem plumagens brancas, sendo as escapulares (pardas) entre as primeiras penas definitivas que aparecem.
Sterna sp.
Gênero que engloba algumas espécies, com pequena distinção de tamanho e coloração do bico, a maioria migratória. São espécies insulares marinhas, formando colônias reprodutivas em apenas determinadas ilhas.
Os Trinta-réis são aves de asas longas e estreitas, pernas curtas e dedos unidos por uma membrana natatória completa reduzida em Gygis. Bico reto e pontiagudo, sendo dirigido para baixo durante o vôo. Sexos semelhantes, macho freqüentemente mais robusto.
A plumagem apresenta duas fases distintas, uma sexual (caracterizada pela cor negra da fronte, é de duração muito curta) e outra invernal ou de repouso sexual, que se tornam mais brancos e de píleo manchado da mesma cor, os bicos é pés descoram-se.
Phalacrocorax brasilianus
Conhecido como biguá, mede cerca de 75 cm e 1,3 kg (macho). Preto, saco gular amarelo, durante a época de reprodução com penas brancas beirando a garganta nua e com um tufo branco atrás da região auricular. Imaturos, cor de guligem. Nidifica sobre árvores em matas alagadas, sarandizais, etc. ovos pequenos, cobertos por uma crosta calcária, azul claros, manchas eventuais procedem de sujeira, incubação em torno de 24 dias. As fezes ácidas dos biguás destroem as árvores mas adubam as águas.
Sula leucogaster
O Atobá é uma ave característica dos mares tropical