Aves caipira
DEPARTAMENTO DE PECUÁRIA
CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA
2013
Criação de Aves Caipiras: Sistema Semi Extensivo
APRESENTAÇÃO A galinha caipira pode ser criada de várias maneiras possíveis, desde a criação de subsistência até a comercial com fins lucrativos.
Uma delas é a criação profissional, conhecida como avicultura alternativa, onde o criador inicialmente comprará os pintinhos já sexados, com a finalidade de engorda e abate. A maior parte da criação de aves caipiras no Brasil provém de propriedades familiares e por isso, o governo vem estabelecendo normas para o sistema de produção de frangos e de ovos caipiras.As normas para criação estabelecem que o sistema de avicultura seja mais saudável e resulte em carnes brancas de maior qualidade. A criação de frangos depende de diversos fatores como: instalação, manejo, nutrição, sanidade, planejamento de criação e a capacidade de investir. Tais fatores serão mostrados, de forma detalhada, nesta cartilha. Maiores informações, procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca.
Criação de Aves Caipiras: Sistema Semi Extensivo
Instalação
As instalações devem ser simples e funcionais, a partir dos recursos naturais disponíveis na propriedade, tais como madeira redonda, estacas. O investimento inicial ficará por conta das benfeitorias necessárias, tais como a área de pastejo, berçário e galpão. O principal objetivo dessa instalação é oferecer um ambiente higiênico e protegido, assegurando o acesso das aves a água e alimento. Essa cartilha descreve as instalações adequadas para abrigar 50 aves de corte. O ambiente se divide em galpão e área de pastejo.
Galpão:
Deve ser de alvenaria, com telha de fibrocimento, com as seguintes dimensões:
GALPÃO DE ALVENARIA COM COBERTURA DE TELHA FIBROCIMENTO
Tamanho do Galpão (m²)
6,0
Largura (m linear)
2,0
Comprimento