Aveia
TRABALHO ELABORADO POR:
Vanessa Moreira
ANO/TURMA:
11º G
ANO LETIVO:
2013/2014
DATA:
10 de Outubro de 2013
INDICE
INTRODUÇÃO
Os cereais tiveram desde sempre um papel relevante no sector, cumprindo uma função de alimentar determinante, quer para as populações quer para a alimentação animal, em complemento ou conjugação com a sua exploração e, de um modo geral, como forma de ocupação do solo. A estas funções tradicionais juntou-se, recentemente, a contribuição para a produção de energias alternativas.
A preocupação com a segurança alimentar no sentido da garantia do autoabastecimento esteve na base de muitas políticas públicas de apoio à cultura dos cereais, em geral, e do trigo em particular. O modelo de conceção da Política Agrícola Comum (PAC) reflete, igualmente, esta preocupação na sua essência.
Os cereais tiveram desde sempre um papel relevante no sector, cumprindo uma função de alimentar determinante, quer para as populações quer para a alimentação animal, em complemento ou conjugação com a sua exploração e, de um modo geral, como forma de ocupação do solo.
Este trabalho apresenta a evolução dos últimos anos e a sua avaliação até à situação atual, pretendendo contribuir para o melhor conhecimento da realidade e a aplicação e assimilação da sua política em Portugal.
AVEIA
O QUE É:
É um cereal muito nutritivo que contém cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carbo-hidratos e fibras. Possui ainda um alto poder benéfico no que diz respeito a um bom funcionamento intestinal e diminuição na absorção do colesterol.
Vitaminas
Tiamina (vit. B1)
0.76 mg (66%)
Riboflavina (vit. B2)
0.14 mg (12%)
Niacina (vit. B3)
0.96 mg (6%)
Ácido pantotênico (B5)
1.35 mg (27%)
Vitamina B6
0.12 mg (9%)
Ácido fólico (vit. B9)
56 µg (14%)
Carboidratos
Carboidratos totais
66,3 g
Fibra dietética
10,6 g
Gorduras
Gorduras totais
6,9 g