Ave Palavra
Em todas as suas formas (escritas, articuladas, pensadas), a palavra tem uma importância marcante, em especial quando ouvimos ou lemos algo, que nos atinge de corpo e alma, alterando nosso estado mental e emocional. A palavra é, em si, o elemento maior da sedução, o principal recurso à disposição dos profissionais do direito que exercem suas funções. Em virtude da importância da palavra, se faz necessário citar os fatores que compõem o contexto em que ela é pronunciada, escrita, enfim, registrada e publicada: os gestos, as inflexões, a postura, as expressões faciais, etc.
A utilização bem articulada de frases pode garantir que os significados sejam transmitidos corretamente, no que diz respeito à objetividade. A palavra é importante, sem dúvida para comunicar fatos, ideias, pedidos ou ordens, raciocínios, em suma, um significado objetivo que pode ser compartilhado por meio dela entre diferentes pessoas. No entanto, a comunicação propiciada pela palavra e os efeitos produzidos por ela não se restringem aos conteúdos objetivos: os significantes, em especial no âmbito da oralidade, fazem toda a diferença entre umas ou outras conseqüências que a palavra pronunciada pode produzir. O tom de voz, o ritmo das frases e o modo como são articuladas pelo falante são elementos que contribuem para emprestar à palavra alternativas diferentes de entendimento por parte do auditório.
É importante ressaltar que o silêncio não pode ser colocado como menos importante que a palavra, pois há momentos em que a ausência das palavras pode ser extremamente eficaz de aplicar a sedução nos receptores do discurso.
Sendo assim, a boa utilização da linguagem em todos os seus elementos é garantia de sucesso, já a má utilização, pode causar a condenação de quem profere a palavra ou daquele que delas deveria se beneficiar.
A Linguagem
A fala é produzida por meio de complexas operações que ocorrem numa pessoa. Ela se origina de um processo físico e psicológico, à medida que