Avc hemorrágico e isquêmico
O AVC hemorrágico ou hemorragia cerebral é o sangramento (hemorragia) que subitamente interrompe parte de seu suprimento de sangue necessário à vida do tecido cerebral.
Este tipo de AVC tem como causa a ruptura da parede de uma artéria (As paredes arteriais encrostadas de placas de ateroma perdem a sua elasticidade, ficam rígidas, finas e sujeitas a quebrarem) ou aneurisma (ponto fraco ou fino na parede de uma artéria que, com o tempo e com a pressão arterial elevada, acabam por rebentar.
A compressão exercida pelo hematoma no tecido cerebral circundante e a presença de substâncias vasoconstritoras no sangue extravasado contribuem ainda mais para a diminuição do fluxo sanguíneo e assim para o aumento das áreas isquémicas. Para além disso, a presença da caixa craniana, que é rija e incapaz de se distender ou se deformar pode contribuir para o agravamento das lesões. O hematoma e a lesão celular conduzem a um aumento de volume do cérebro que está enclausurado na cavidade craniana, que resulta num aumento da pressão intra-craniana (PIC), que dificulta a perfusão cerebral global, podendo até ser nula caso a PIC atinja o mesmo valor da pressão arterial.
Esta hemorragia pode acontecer dentro do próprio cérebro ou entre o cérebro o crânio. Os derrames hemorrágicos são responsáveis por aproximadamente 20 por cento de todos os derrames, e é dividido em várias categorias diferentes que dependem do local e da causa do sangramento: * Hemorragia Intracerebral — Neste tipo de derrame hemorrágico, o sangramento acontece de um vaso sanguíneo rompido para dentro do próprio cérebro. Os principais factores de risco para este tipo de derrame incluem hipertensão, o uso abusivo de álcool, a idade avançada e o uso de drogas. Também pode ter origem numa Malformação Arteriovenosa (MAV), um vaso sanguíneo que tem paredes fracas, que é uma mistura entre uma artéria e uma veia. Esta malformação é congénita * Hemorragia Subaracnóidea — Neste tipo de hemorragia