AVAS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO
Aluna: Jéssica Gomes Campelo Professora: Fátima
Miranda do Norte/MA
Novembro/2011
O que é a noção de política na visão de Hannah Arendt?e sua visão sobre política pública.
“A política se baseia na pluralidade dos homens.Deus criou o Homem,os homens são um produto humano mundano e produto da natureza humana.”(Hannah Arendt).
A política nasceu como um instrumento, de igualação, um modo de organização do homem para assuntos em comum,foi a ponte de migração do state of nature as a war off all against all ( estado de natureza como a guerra de todos contra todos) foi a mãe do Estado Moderno.tornou-se um verdadeiro fenômeno pois o homem contemporâneo não pode pensar que pode viver sem a política.
Já a construção do pensamento político de Hannah Arendt cujo início mais sistemático foi a denúncia do totalitarismo e a tentativa de compreendê-lo,tem como fundamento a compreensão da condição humana. A terrificante originalidade do totalitarismo,disse ela,não reside no fato de que uma nova idéia apareceu,mas está nos atos que romperam com nossa tradição, e tais atos literalmente pulverizaram nossas categorias políticas e nossos critérios de julgamento moral.
Devemos sempre ter em mente sua a ênfase com que H. Arendt definiu sua tarefa de pensamento.Diante desse pano de funda Hannah,lembra em abordagens sempre novas,a idéia da coisa política que aflora pela primeira vez na história na polis grega,e que é idêntica á liberdade.
A ação política e H.Arendt está profundamente amparada na idéia do que seja a nossa condição de existência humana no mundo.Esta pensadora pensadora, diante de uma época em que ela própria denominou de tempos sombrios, desafiou a crise do pensar vivida pelo do século xx, criado uma reflexões mais profundas a respeito dos problemas políticos e éticos de seu tempo.
A